A Vez do Cinema Nacional

por Clarissa Kuschnir (editora da revista Preview)

Com o sucesso dos brasileiros nas bilheterias, a Imagem Filmes aposta suas fichas no segmento em 2011 e também em 2012

O ano de 2010 foi bem especial para o cinema brasileiro. Com filmes como Tropa de Elite 2, Nosso Lar e Chico Xavier, a arrecadação das produções nacionais nas bilheterias bateu recordes e superou a marca de 2003. A expectativa em relação ao próximo ano é grande, e a Imagem Filmes mostrou que aposta bastante no filão. Tanto quie, durante um evento realizado em Santa Catarina em novembro de 2010, a distribuidora apresentou sete longas que serão lançados no decorreer de 2011: Brasil Animado, Bruna Surfistinha, O Palhaço, Capitães de Areia, Não Se Preocupe Nada Vai Dar Certo, Dois Coelhos e Estamos Juntos.

"O trabalho que a Imagem faz é de agregar o filme, ou seja, ela participa de todas as etapas, desde a pré produção, passando pelo cinema, até chegar na TV. Isso valoriza o filme. São ações coordenadas de forma a gerar mais conteúdo nacional, para o mercado nacional", diz Abrão Sherer, um dos sócios fundadores da distribuidora.

Os convidados tiveram a oportunidade de assistir a trailers e trechos dos próximos lançamentos da Imagem. O ano comeou com Brasil Animado, primeiro lona de animação 3D, e em seguida chegou Bruna Surfista que conta a história de uma garota que criou um site para divulgar suas histórias e agendas programas, protagonizado pela Deborah Secco. Na lista há ainda O Palhaço, segundo filme dirigido pelo ator e cineasta Selton Mello, Nâo Se Preocupe Que Nada Vai Dar Certo, dirigido pelo veterano Hugo Carvana conta com Tarcísio Mera no elenco, interpretando um trapaceiro, e por último foi exibido Dois Coelhos, que abre portas para um novo gênero pouco explorado no Brasil, os filmes de ação. Para isso, o diretor Afonso Poyart conta com os recursos de efeitos especiais digitais. A produção é estrelada por Alessandra Negrinio, Fernando Alves Pinmto e Caco Ciccler. Já Toni Venturi retorna aos cinemas no segundo semestre com Estamos Juntos.Essa coprodução entre Brasil e Argentina conta a história de uma jovem médica (Leandra Leal), que recebe uma triste notícia - a de que sofre de uma grave doença. Cauã Reymond e Dira Paes também fazem parte do elenco.

Se 2011 promete aquecer as telas com muito filme brasileiro, a Imagem Filmes planeja 2012 com mais quiatro longasem fase de pré produção, que são: Billi Pig, dirigido por José Eduardo Belmonte (Se Nada Mais Der Certo), com Selton Mello e Grazi Massafera (que estiveram presentes no evento apresentando o filme, ao lado do diretor, roteirista e produtora0, O Vendedor de Passados, que será dirigido por Lula Buarque de Hollanda (Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa), El Ardor, outra coprodução entre Brasil e Argentina, e Somos Tão Jovens, documentário que narra a história de Renato Manfredini Júnior, conhecido artisticamente como Renato Russo, líder do Legião Urbana, uma das bandas de rock brasileiro mais importantes das décadas de 80 e 90.